Quando posso começar a dar líquidos para o bebê?

Entenda por que é preciso ter cuidado para dar líquidos para o bebê

Confira quais tipos de líquidos são indicados para o bebê que passou dos 6 meses

Saiba a partir de qual idade o bebê pode começar a tomar água, sucos e outras bebidas

Até os seis primeiros meses, o bebê deve se alimentar apenas com leite materno. Ele é suficiente para manter o pequeno bem nutrido e hidratado. Depois desse período, começamos a introduzir água, sucos e outros líquidos na dieta da criança. Mesmo se tratando de alimentos naturais e tidos como saudáveis, é preciso ter alguns cuidados para oferecê-los.

Água
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a orientação é dar água para os bebês apenas a partir dos 6 meses. Esse período coincide com a fase em que eles passam a comer outros alimentos, além do leite materno. Com essa nova dieta existe um consumo maior de proteínas e sais minerais que podem sobrecarregar os rins, caso a ingestão de água não seja o suficiente.

“Antes disso há o risco de a água aumentar a sobrecarga de solutos e prejudicar os rins dos bebês”, explica Lúcia Diehl, membro da Sociedade de Pediatria Rio Grande do Sul. Contudo, nessa questão não existe um consenso entre os pediatras. Alguns recomendam deixar a água ainda mais para frente por volta dos 9 ou 10 meses. Enquanto outros, acreditam que é possível antecipar o consumo de água. Por isso, é importante sempre conversar com o médico que acompanha o desenvolvimento do seu filho.

Leite e fórmulas lácteas
O ideal é que o aleitamento materno se estenda até, pelo menos, dois anos de vida. Caso seja necessário desmamar o pequeno antes disso é fundamental que ele tenha outra fonte de cálcio na alimentação.

Porém, de forma geral, o leite de vaca só deve ser dado depois que a criança completa 1 ano. “Atualmente, temos fórmulas infantis muito nutritivas e é comum os pediatras recomendarem o consumo delas até os cinco anos de idade e só depois passar para o leite de vaca”, afirma Diehl. A quantidade de leite ou fórmula depende do peso e do tipo de alimentação dos bebês.

Sucos
Os sucos mesmo que naturais não são indicados para bebês e crianças. “São ricos em açúcar e por isso podem favorecer a obesidade infantil”, explica Diehl. As frutas in natura continuam sendo a melhor opção, já que quando batidas para os sucos perdem nutrientes e fibras.

Água de coco
Apesar de ter menos açúcar do que os sucos naturais, a água de coco contém bastante potássio. O ideal é que não seja substituída pela água natural, quando se trata de alimentação infantil.

É claro que os papais não precisam vetar por completo a ingestão de sucos e água de coco. Mesmo assim, é importante que ela seja controlada e que não ultrapasse 100 ml por dia, até os 3 anos de idade.

O post Quando posso começar a dar líquidos para o bebê? apareceu primeiro em Bebê Mamãe.

Quando posso começar a dar líquidos para o bebê? publicado primeiro em https://bebemamae.com/

Publicado por Luana Azevedo Alves

Me chamo Luana, nasci em uma pequena cidade do Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais, aos 18 anos vim estudar em Belo Horizonte onde me Formei, casei constitui família e ainda moro, amo essa Cidade. Adoro fazer pesquisas na Internet artigos e produtos ligados a saúde, cuidados com a pele e que ajudem a manter o peso. Durante a gravidez do meu primeiro filho engordei muito e custei a recuperar a forma novamente. Isso me fez buscar alternativas para que não mais ocorresse isso, mesmo com o auxilio médico durante a gestação do meu segundo filho eu receava ficar gorda novamente e com a pele flácida, busca formas de como evitar a flacidez. Com a ajuda de um nutricionista mais o que encontrava em meus estudos e pesquisa, consegui atravessar os nove meses do segundo filho engordando apenas 5 Quilos e voltando ao peso anterior em apenas dois meses. Já com a terceira gravidez, dessa vez uma menina, optei em manter meu peso, minha saúde e a gestação saudável da minha princesinha, como o que tinha adquirido de experiencia, tudo correu 100%. Tenho três lindos Filhos uma princesa e dois príncipes, depois de aposentar-me como Oficial de Saúde da Policia Militar, passei a dedicar meu tempo livre, para divulgar também pela Internet as minhas experiencias com saúde e emagrecimento durante a gravidez. Espero que gostem dos conteúdos! emagrecimento rapido

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: